sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Séc XVII: A ciência moderna - CÁP. 8



Capitulo 08 -  Secúlo XVII: a ciência moderna adquire status
No Século XVII: nasce a ciência moderna.

Copérnico: 
      Que criou a teoria do heliocentrismo:
 Ele afirmou que é a Terra que gira em torno do sol.
                     





Galileu Galilei: 
          
            Contribuiu com a descoberta do movimento dos corpos e à teoria da cinemática. A partir dai, defendeu a tese de Copérnico de que a Terra não ficava no centro do Universo.













Newton:
       Suas principais descoberta foram: a decomposição da luz, o princípio da gravitação universal e os três princípios da mecânica conhecido como as leis de Newton.







Giordano Bruno :


D .dd,ddd                Defendeu a idéia de um universo infinito, fazendo uma crítica ao aristotelismo, publicou livros e difundiu suas idéias, despertando a rejeição da igreja.
    Constituiu aparelhos para observaçoes astronômicas, observou uma "estrela ao longe" e  surgiu-lhe uma nova concepção de universo: O céu não era imutável nem limitado. 








Tycho Brahe:
       Implantou um observatório astronômico e iniciou a produção da aparelhos. Um cometa que agitou as crenças permitiu-lhe refutar as concepções aristotélicas. Entre elas a das esferas celestes: observando a locomoção  dos cometas através das esferas celestes, concluiu que estas não poderia existir fisicamente.
 Johannes Kepler:
        Elaborou um calendário profético que se mostrou correto nas predições. Mesmo considerando a astrologia " irmãnzinha ridícula da astronomia", continuou elaborando horóscpos para os ricos. Kepler também calculou os tempos de percursos dos planetas, verificando o aumento da velocidade quando o planeta esta mais perto do sol e a diminuição quando está mais longe.
 Francis Bacon:


        O criador da ciência experimental.
        Dedicou-se a Filosofia e escreveu várias obras, no qual propõe que para conhecer a natureza é preciso observar os fatos e classificá-los e determinar suas causas. Mas Bacon não aceitou o copernicanismo, apresentando argumentos contra a concepção heliocêntrica.






 Descartes:


          Ou uma maneira ocidental de pensar.
          Descartes é o filósofo que mais influenciou a maneira ocidental de pensar. Ele observou que tudo aquilo que Galileu afirmava da velocidade dos corpos que caem no vácuo etc, é sem fundamento, pois ele deveria determinar antes o que é gravidade, e se conhecer a sua verdade saberia que é nula no vácuo. Ele introduziu o procedinento de localizar um ponto usando três retas (x, y e z) que formam ângulos retos entre si.







Inquisição:


      
       Dividi-se em pelo menos três. A medieval que conta os falsos misticismos e heresias.
       A espanhola era instituída pelos reis católicos que atingia principalmente os judeus e os mulçumanos.
       A inquisição romana pelo Papa Paulo III. As discussões sobre as inquisições são complexas e histórias longas com as distinções ente fé e ciência.
 






Bruxaria:
           As mulheres eram muito rejeitadas nessa época, tudo que acontecia de ruim era culpa delas. Eles associavam o homem com o SOL (porque sempre brilha) e a mulher com a LUA (porque lembra as trevas). E elas eram vistas como criaturas sensuais e carnais, que induziam o homem ao mal, foi assim que iniciou o processo caça as Bruxas.


ALUNOS:
Karoline Carvalho
Larissa Maia
Luiz Pedro

Nenhum comentário:

Postar um comentário