terça-feira, 6 de novembro de 2012

Noite dos Mil Anos - CÁP. 6

Talvez não houvesse período histórico na humanidade, envolvido em muitas fantasias. Como esse milênio que varia nos séculos 4 e 15.
Até porque sabemos mais sobre a Idade Antiga do que a Idade Média.
A Idade Media foi um milênio ocorrido entre o termino da Idade Antiga ou queda do Império Romano, e surgimento do Renascimento.
Esse período já foi nomeado de várias formas como Idade Obscura ou Noite Dos Mil Anos.
Não sabemos e talvez não tenhamos noção, pois os fatos científicos realmente só passaram a ser mais bem divulgados com a invenção, no mundo ocidental, da imprensa e, assim, mais pessoas tiveram acesso ao conhecimento.
O Cristianismo
Essa religião, diferente da Greco-Romana, passou a ser religião oficial no Império Romano a partir do século 4.
Como Isso Aconteceu?
Constantino, que estava em uma batalha quase impossível, viu no céu, uma cruz luminosa com uma mensagem.
Neste Sinal Vencerás.
Com a vitória, o império, o exercito e parte do Império converteu-se ao Cristianismo.
Mosteiros Medievais
Algumas abadias ficaram perto de rios que tinham seus cursos desviados, fazendo rodar o moinho e a água era utilizada para variadas funções;
A lã era uma das principais produções;
Os doentes e velhos eram cuidados na enfermaria com higiene precária;
Escolas quase exclusivas para formação de membros da ordem;
Os mosteiros eram onde tinham os poucos letrados da época, então era neles que se guardava o conhecimento.
As cruzadas
Os árabes conquistaram Jerusalém no século 7, e por causa da intolerância religiosa, dificultaram o acesso dos cristão ao lugares santos.
Por isso foram feitas grandes cruzadas para expulsar os infiéis dos lugares santos.
Os exércitos foram formados por várias ordens religiosas e em troca, que participassem, receberia algo em troca.
As promessas principais eram que se fazia, era a indulgência plenária de todos os pecados cometidos e um lugar privilegiado no reino dos céus.
Catedrais
Eram mais que templos para louvar a Deus. As catedrais eram uma maneira de atestar o orgulho das cidades e da classe dominante.
A maioria dessas catedrais demoravam dezenas de anos para serem construídas. Nisso surgiram muitos associações profissionais como dos pedreiros e dos ferreiros.
Nos domingos as populações vizinhas trabalhavam geralmente carregando pedras de pedreiros em troca do perdão dos pecados cometidos.
Alquimia
Alquimia é uma prática antiga que combina elementos da Química, Antropologia, Astrologia, Magia, Filosofia, Metalurgia,Matemática, Misticismo e Religião.
Existem quatro objetivos principais na sua prática. Um deles seria a transmutação dos metais inferiores ao ouro outro a obtenção do Elixir da Longa Vida, um remédio que curaria todas as coisas e daria vida longa àqueles que o ingerissem.
Deve-se observar que os grandes nomes da ciência medieval que estão ligados a experimentos de alquimia, pertencem em sua maioria, a ordens religiosas, sendo muitos canonizados.
Já em 1273 e 1323, as ordens religiosas, lançavam decretos seguidamente, que proibiam o estudo ou a pratica da alquimia, como dizimação por uma peste, inveja cientifica.

Baixa Idade Média
A principal referencia que daremos foi de um nome que prepararam o legado maior que a Idade Média nos deu -- Universidade.
Roberto Grosseste
Foi bispo de Lincoln, e como bispo, tentou reformar a moral e a disciplina eclesiástica, muitas amizades em diversas ordenanças religiosas. Contribuiu decisivamente para o renascimento dos estudos clássicos.
Papa Leão 8
Proclamou sua filosofia como pensamento oficial da Igreja. É o nome mais importante e influente na filosofia e na ciência da Idade Média, pois organizou as verdades da religião e as harmonizou com síntese Filosófica de Aristóletes.
De sua imensa  obra surgiu uma corrente filosófica, O TOMISMO, base da escolástica e da filosofia cristã,destacando-se as duas sumas. Suma contra os gentios e Suma teológica.
Santo Tomás Aquino
Adotou o sistema astronômico de Ptolomeu embora o considerasse apenas uma hipótese, já que não é demonstrável, mas apenas suposição.
A Universidade
Um dos maiores legados que recebemos no começo do milênio que há pouco terminou foi à universidade.
Já no final do primeiro milênio, a Igreja se viu incapacitada, de, com o seu clero, prover todo o ensino, passando o conceder por intermédio dos bispos, a LICENCIA DOCENDI, a todos que pedissem e que ela considerasse apto.
A criação de uma Escola de Medicina, em Salerno na Itália, no começo do século 5, na qual se estabeleceu um intercambio entre ciências cristã, judaica e árabe,foi talvez a primeira tentativa formal de criação de uma universidade na Europa.
Mas historicamente, considera-se como primeira, a universidade de Bolonha na Itália, que surgiu em 1088 com a escola laica de direito, que era sustentada pelos estudantes.
Universidade de Bolonha
O ensino começou com sete artes liberais e com a descoberta do CORPUS JURIS CIVILIS, o ensino se renovou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário